terça-feira, 27 de julho de 2010

A primeira pessoa a ser batizada com o Espírito Santo em solo Brasileiro:Celina Martins Albuquerque


Celina Martins Albuquerque
Nasceu em Manaus, AM, a 19 de setembro de 1874, filha de José Martins Cardoso e de Cândida Rosa de Aguiar Cardoso. Casou-se aos 25 anos de idade, no dia 25 de setembro de 1899, com Henrique Albuquerque que, como seu sogro, era prático em navegação nos rios amazônicos.No Pará, converteu-se a Cristo, na Primeira Igreja Batista de Belém que, na época, era pastoreada por Almeida Sobrinho, por quem Celina foi batizada, no batistério do templo à rua João Balby, 406.Em 1910, chegaram os pioneiros do Movimento Pentecostal, que começaram a ensinar a doutrina do Espírito Santo que traziam em seus corações. Celina se interessou pelo que eles pregavam e, crendo na verdade, passou a buscar a promessa de Jesus Cristo.Com a idade de 95 anos, a fiel anciã foi chamada ao descanso eterno, a 27 de Março de 1969, em Belém do Pará.
O selo do Espírito Santo veio primeiro sobre ela
Celina Albuquerque e Maria de Nazaré foram as primeiras a declarar que aceitavam a promessa registrada em Atos 2.17-18: “E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão sonhos vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão...” Elas se propuseram a permanecer em casa, em oração, até que Deus as batizasse com o Espírito Santo.
À uma hora da manhã do dia 8 de junho de 1911, em sua residência na rua Siqueira Mendes, 79 (atual 161), Celina Albuquerque foi a primeira pessoas, em solo brasileiro, a ser batizada com o Espírito Santo. Estava confirmada a verdade pregada pelos missionários, que anunciavam um novo batismo.
Logo ao amanhecer, a irmã Nazaré apressou-se a ir à casa de José Batista de Carvalho, na av. São Jerônimo, 224, levando consigo a boa nova de que a irmã Celina recebera a promessa conforme a Palavra de Deus. Na casa de José Batista estavam reunidas várias pessoas, entre elas Manoel Maria Rodrigues, diácono da Igreja Batista. Ele declarou mais tarde: “Foi nesse momento que ouvi falar e cri no batismo com o Espírito Santo”. Maria de Nazaré, no dia seguinte, teve a mesma experiência: era batizada com o Espírito Santo.
Imediatamente, todos os membros da igreja tiveram conhecimento do fato e algumas pessoas resolveram ir à casa de Celina, a fim de averiguarem pessoalmente o que estava acontecendo. Entre os interessados estavam os irmãos José Plácido da Costa, diácono e superintendente da Escola Dominical; Antônio Marcondes Garcia e esposa; Antônio Rodrigues e Raimundo Nobre, seminaristas.
Os dois missionários não silenciaram, continuando a pregar a Palavra de Deus. Realizavam reuniões de oração onde moravam, local agora muito visitado pelos membros da igreja. O clima naquela peque comunidade evangélica era de tensão. Formaram-se dois grupos: o daqueles que aceitavam a doutrina pregada pelos missionários e se mantinham firmes nas suas opiniões e o grupo daqueles que rejeitavam a doutrina do batismo com o Espírito Santo e não se conformavam com a presença dos missionários no sei da igreja.
Uma santa mulher; heroína da fé
Entre os cooperadores da primeira hora, na obra pentecostal no Brasil, encontram-se algumas mulheres que, como desprendimento e heroísmo, enfrentaram os maiores desafios. Elas se puseram como verdadeiras colunas, como vasos de ouro nas mãos de Deus.
Celina Albuquerque destacou-se entre elas. Sua bravura evidenciou-se em episódios como o descrito por A. P. Franklin, autor de Entre Crentes Pentecostais e Santos Abandonados na América do Sul, citado em O Diário de um Pioneiro. Reporta-se a um incidente ocorrido em 13 de novembro (de 1911), por ocasião de um batismo, quando grande multidão, armada com facas e laços, estava decidida a impedir a cerimônia. O escritor começa a informar: “Os primeiros batismos eram feitos todos em segredo, geralmente, às onze horas da noite, pois não havia nem templos nem tanques batismais”. E prossegue: “Mas um dia criaram coragem e anunciaram um batismo público a beira-rio. Isso deu tempo para que os inimigos se preparassem. Vieram então várias centenas de homens e pensavam que com violência poderiam impedir o ato sagrado. O líder veio à frente carregando uma cruz. Os poucos crentes que estavam reunidos compreenderam o perigo naquele momento e temeram que sangue fosse derramado, Vingren procurou ler a Bíblia, mas foi impedido. Procurou outra vez, mas o líder tirou o seu punhal e se preparou para lançar contra ele”.
Neste instante, a irmã Celina interveio colocando-se entre os dois, e esse gesto salvou-lhe a vida. Então veio a inesperada providência de Deus: o Senhor fez com que um outro católico, pessoa idosa e respeitável, se impusesse, a gritar: “Chega! Deixem que eles tenham a sua cerimônia”. O líder do grupo intentava concretizar a ameaça, mas sem o mesmo ímpeto foi contido pela palavra do missionário: “Eu faço somente o que Deus quer!” E mesmo sob os riscos, que continuavam, o ato se realizou. E Deus deu o livramento.
Ao ser batizada no Espírito Santo, Celina começou a despertar os irmãos no sentido de lhe seguirem o exemplo, havendo sido, por conseguinte, um marco esplendoroso.


Informações Extraídas:
As Assembléias de Deus no Brasil – Sumário Histórico Ilustrado, com texto de Juanyr de Oliveira, CPAD, 1ª edição, 1997.
História das Assembléias de Deus no Brasil, CPAD, 2ª edição, 1982.
Fotos: História da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil – CPAD – 1º edição – 2004.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pastor Missionário Bernhard Johnson Jr.


O pastor Bernhard Johnson Jr., missionário no Brasil pelas Assembléias de Deus americanas , recebe de Deus uma visão, mostrando a grande necessidade da igreja pentencostal brasileira no campo do treinamento teológico dos seus obreiros. Naquela oportunidade, o pastor Bernhard, tocado pelo Espírito Santo, dá início ao plano, vislumbrando um grande projeto de âmbito nacional. Trocando idéias com outros obreiros, chegou-se à conclusão de que o sistema que atenderia a essa necessidade seria o de Educação Teológica por Extensão (ETE), onde a escola vai ao encontro do aluno.

Bernhard Johnson Jr.
Pastor Missionário (In memoriam - 1931 a 1995]
: Liderança
- Foi membro da diretoria da Sociedade Bíblica do Brasil.
- Foi presidente da Convenção Estadual de Ministros das ADs em Minas Gerais.
- Integrou o Comitê Internacional de Billy Graham por 20 anos.

: Pessoal
- Nascimento: 20 de Junho de 1931
- Natural: Alameda, Califórnia, veio para o Brasil em 1940 com 9 anos de idade.
- Pais: Escandinavos, o sueco Bernhard Johnson e a norueguesa Antonette Johnson.
- Esposa: Doris Buckett (casou-se em 1952 em Springfield, Estados Unidos)
- Falecimento: 9 de Fevereiro de 1995 nos Estados Unidos.

: Formação
- 4 anos de Engenharia.
- Cursou o Central Bible College, em Springfield, Estados Unidos.
- Conferencista internacional

: Ministério
- Teve sua primeira chamada aos 9 anos.
- Quando cursava o quarto ano da Faculdade de Engenharia no Instituto Canon de Lavras (MG), teve uma visão renovando sua chamada.
- Iniciou seu profícuo ministério, em 1952, pastoreando duas igrejas nos Estados Unidos da América.
- Largou tudo e foi para Central Bible College, em Springfield, Estados Unidos, onde se formou em 1953.
- Pastoreou a AD em Half Mopn Bay, Califórnia (EUA) por dois anos.
- Pastoreou a igreja em Straling City, Califórnia (EUA).
- Em 1955, começa a realizar diversas cruzadas evangelísticas e eventos de missões e avivamentos em diversos lugares nos EUA.
- Em 1957, chegou ao Brasil onde pastoreou igrejas no sul de Minas Gerais e fundou a Convenção Estadual das Assembléias de Deus daquele estado.
- Volta ao Brasil em 1957 e recebe do missónário Gustavo Bergstrom o campo de3 Divinópolis (MG), onde pastoreou até 1961.
- Em 1961, aceita substituir seu pai que falecera em Varginha (MG).
- Começou vários trabalhos evangelísticos pelo Brasil.
- Em 1964, recebendo uma chamada especial de Deus para o evangelismo em massa, fundou a "Cruzada Boas Novas", que mais tarde passou a se chamar "Cruzada Bernhard Johnson". Esse trabalho resultou em 225 cruzadas evangelísticas no Brasil e em mais de 70 países do mundo.
- De 1967 a 1995, fez 225 grandes cruzadas.

- Na década de 60 manteve o programa Palavras de Vida na TV.
- Em 1972, fundou, no Brasil, o ICI - Instituto por Correspondência Internacional.
- Em 1973, foi co-fundador do Desafio Jovem do Brasil, ocupando a presidência até 1979.
- Em 1976, através de uma visão especial dada por Deus, deu início ao arrojado projeto da EETAD - Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus, com sede em Campinas, SP, o qual se consolidou em 1979, com o lançamento do Curso Básico de Teologia.
- Em 1980, lançou um programa evangelístico na televisão brasileira, mantido no ar por 7 anos.
- Em 1981, fundou a ABEM - Associação Beneficente Evangélica para Menores,em Campinas um trabalho em favor de crianças carentes.
- Pregou em convenções nacionais da Ad em oito países.
- Foi preletor dem duas Conferências Mundiais Pentecostais (Londres, Inglaterra em 1976 e Nairóbi, Quênia em 1982].
- Em 1984, fundou o IBICAMP - Instituto Bíblico de Campinas, para atender as necessidades das mais diversas denominações evangélicas da região.
- Pregou em duas Conferências de Evangelismo na Holanda (1983 e 1986].
- Em 1987, fundou a FAETAD - Faculdade de Educação Teológica das Assembléias de Deus, em Campinas, lançando o Curso Médio de Teologia e, mais recentemente, o Bacharel de Teologia.
- Participou como delegado em duas Conferências Mundiais de Evangelismo (Berlim, Alemanha em 1986 e Manila, Filipinas em 1989]
- Em 1993, o IBP - Instituto Bíblico Pentecostal, no Rio de Janeiro(RJ), passou a integrar o Ministério Bernhard Johnson.

: Realização
- Fundou e presidiu a Cruzada Boas NOvas, que o levou a pregar em todos os principais pontos do Brasil e exterior.
- Fundou e presidiu a (EETAD) Escola de Ensino Teológico da Assembléia de Deus, com sede em Campinas (SP).
- Fundador do Ministério Bernhard Johnson que conquistou milhares de alunos para Cristo em todo o mundo.
- Fundou a Associação Beneficente Evangélica para Menores.
- Um dos fundadores do Instituto Bíblico das Assembléias de Deus, em Pindamonhangaba (SP).
- Na década de 60, manteve um programa evangelístico na televisão, chamado Palavras da Vida, sendo o pioneiro do evangelismo televisivo nas ADs brasileiras.
- Foi chamado para a eternidade em 16/02/1995, deixou para o Brasil um legado inestimável de trabalho em favor do reino de Deus, tanto na área de evangelismo, como nas áreas de ensino teológico e assistência social.

: Homenagem
- Em 1987, ganhou nos EUA o troféu Silver Angel, devido a sua expressão evangelística em território brasileiro.
- No Brasil recebeu três títulos de Cidadão de Honra: Ceará (1976], Varginha (MG) em 1986, Belo Horizonte (MG).
- Nos EUA recebeu o título de Cidadão de Mephis, Tenesse.
- Em 1983, a Faculdade das Assembléias de Deus em Santa Cruz, CAlifórnia, lhe concedeu o título honorífico de Doutor em Causas Humanas.
- Em 1987, a CGADB deu-lhe o título de Conselheiro Vitalício da CPAD, juntamente com o missionário Eurico Bérgstén.
- Foi alvo de diversas honrarias, com títulos honoríficos e de cidadania, tendo, dentre muitos, recebido em 1983, o título de "Doctor of Humane Letters", concedido pela Faculdade Betânia das Assembléias de Deus de Santa Cruz, Califórnia - EUA. Foi também orador oficial em duas Conferências Mundiais Pentecostais: Inglaterra e Quênia.

: Autoria
- Escreveu diversos livros, folhetos e artigos para várias editoras evangélicas.
- Livros:
"Como receber a cura divina" - CPAD, 1995.
: Observação
- Exatamente 50 anos depois da vinda dele ao Brasil, um outro Johnson, o Terry, retornaria ao Brasil como terceiro missionário da família.
- Segundo a esposa, seu passatempo predileto era ler pelo menos um livro por semana e escrever.
: Fonte
- Encarte Especial da revista Obreiro, ano 23, no 13 - CPAD

Assembleia de Deus no Brasil

Pastor Missionário Gunnar Vigren


Última Saudação de Gunnar Vingren
"Diga-lhes que vou feliz com Jesus, e como um Pai em Cristo, exorto todos a receberem a Graça de Deus, que quer operar mais santidade e humildade, para que possam receber os Dons do Espírito Santo. somente desta maneira a igreja de deus poderá estar preparada para a vinda de jesus"

Como Tudo Começou.
Enquanto o avivamento pentecostal expandia-se e dominava a vida religiosa de Chicago, na cidade de South Bend, no Estado de Indiana, que fica a cem quilômetros de Chicago, morava um pastor batista que se chamava Gunnar Vingren. Atraído pelos acontecimentos do avivamento de Chicago, o jovem foi a essa cidade a fim de saber o que realmente estava acontecendo ali. Diante da demonstração do poder divino, ele creu e foi batizado com o Espírito Santo.

Gunnar Vingren original
Pastor Missionário Suéco (PA) (In Memoriam - 1879 a 1933]

: Liderança
- Liderou a Igreja em Belém do Pará.
- Liderou a AD no Rio de Janeiro.
- Primeiro Líder das ADs no Brasil de 1911 a 1930, sendo substiuído apenas durante doenças ou viagens pelo missionário Samuel Nyströn.
- Líder das Ads do Brasil em 1932, enquanto era Líder da AD em São Cristovão (RJ).
- Presidente da Mesa Diretora da Convenção da CGADB em 1931

: Pessoal
- Nome completo: Gunnar Adolf Vingren
- Nascimento: 08 de Agosto de 1879.
- Natural: Ostra Husby, Ostergotland, Suécia.
- Esposa: Frida Strandberg (Casou-se em 16 de Outubro de 1917 em cerimônia presenciada por Samule Nyströn).
- Filhos: Filha Gunvor, sepultada no Brasil e o filho Ivar Vingren.
- Faleceu em 29 de Junho de 1933.

: Formação
- Em setembro de 1904, iniciou curso no Seminário Teológico Batista Sueco em Chicago onde se diplomou em 1909.

: Ministério
- Nasceu em lar evangélico (pais batistas)
- Aos 9 anos sente a chamada de Deus pela primeira vez.
- Aos 12 anos desviou-se da igreja até os 17 anos.
- Em 1896 entrega-se novamente ao Senhor em um culto de vigília.
- Em 1897 (com 18 anos) é batizado nas águas na Igreja Batista em Wraka, Smaland, Suécia.
- Assumiu a direção da Escola Dominical da sua igreja, substituindo seu pai.
- Em 14 de Julho de 1897 é impactado por um artigo sobre missões em uma revista e toma a decisão de um dia ser missionário.
- Em 1898 participou de uma Escola Bíblica de um mês em Götabro, Närke onde foi muito impactado pela mensagem.
- Depois foi enviado com o evangelista Soderlund à província de Skane, seu primeiro campo de trabalho.
- Depois evangelizou nas províncias de Västergötland e Tidaholm onde adoeceu e foi curado milagrosamente.
- Depois evangelizou em Rönneholm e retornou a Skane.
- Prestou o serviço militar e, em 30 de Outubro de 1903, embarcou para a Inglaterra e depois para os Estados Unidos (Boston, Massachusets).
- Foi para Kansas City (EUA).
- Trabalhou como foguista, porteiro e jardineiro.
- Estagiou e dirigiu várias igrejas enquanto fazia o Seminário Teológico (1904 a 1909].
- Em junho de 1909, assumiu a direção da Igreja Batista Menominee, Michigan.
- Participou da Convenção Geral Batista dos Estados Unidos.

- Em novembro de 1909, visita a Primeira Igreja Batista Sueca em Chicago, onde foi batizado no Espírito Santo com a evidência do falar em línguas. Também nesta conferência, conheceu Daniel Berg (Veja: biografia deste).
- Em 1910 vai para a Igreja Batista em South Bend, Indiana, onde foi viu e participou do grande avivamento ali.
- Foi alí que Deus revelou a ele e ao Daniel Berg sobre o local para onde deveriam ir: Pará.
- Conseguem juntar o suficiente para a viagem e chegam em Belém do Pará, Brasil em 19 de Novembro de 1910.
- Inicialmente, moraram no porão da Igreja Batista e, depois na casa do irmão Adrião Nobre.
- Aos poucos aprendiam a lingua protuguesa.

- As irmãs Celina Albuquerque e Maria Nazaré creram na mensagem e receberam o batismo no Espírito Santo.
- Com este início de movimento pentecostal foram expulsos (19 membros) da igreja batista.
- Em 18 de junho de 1911, nascia a "Missão de Fé Apsotólica", que em 11 de janeiro de 1918 mudou de nome, sendo registrada oficialmente como Assembléia de Deus.
- Depois voltaria a visitar a Suécia por 2 vezes (1917 e 1932].
- Em 15 de Agosto de 1932 retornou à Suécia.
- Continuou frequentando a igreja em Estocolmo.
- Falesceu em 29 de Julho de 1933.

: Realização
- Pioneiro fundador da Assembléia de Deus no Brasil juntamente com Daniel Berg.
- Fundou a "Missão de Fé Apostólica" em 18 de Junho de 1911, que mudou de nome para "Assembléia de Deus" em 11 de Janeiro de 1918.
- Fundou o jornal "Boa Semente" em 1919 em Belém do Pará.
- Fundou o jornal "Som Alegre em 1929 no Rio de Janeiro.
- Fundou o jornal "Mensageiro da Paz" em 1930, resultado da fusão dos dois jornais e que viria a ser o órgão oficial da Assembléia de Deus no Brasil.

: Observação
- Pioneiro fundador da Assembléia de Deus no Brasil.
- Veja também a biografia do seu companheiro Daniel Högberg.
: Mensagem deixada aos brasileiros
"Diga-lhes que eu vou feliz com Jesus e, como um pai em Cristo, exorto a todos a receber a graça de Deus, que quer operar mais santidade e humildade, para que possam receber os dons do Espírito Santo. Somente desta maneira a Igreja de Deus poderá estar preparada para a vinda de Jesus".

: Fonte
- Encarte Especial da revista Obreiro, ano 23, no 13 - CPAD
: Bibliografia
- Veja também:
- "O Diário do Pioneiro Gunnar Vingren" de Ivar Vingren pela CPAD. A história do fundador das ADs no Brasil.
- "História das Assembléias de Deus no Brasil" de Emílio Conde pela CPAD.
Fonte: http://adbrasil.ning.com/profiles/blogs/pastor-missionario-gunnar

Pastor Missionário Daniel Berg


Palavras de ânimo que dizia Daniel Berg. "Jesus é bom. Glória a Jesus! Aleluia! Jesus é muito bom. Ele salva, batiza no Espírito Santo e cura os enfermos. Ele Faz tudo pro nós. Glória a Jesus! Aleluia!".Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil. Não possuíam eles amigos ou conhecidos na cidade de Belém. Não traziam endereço de alguém que os acolhessem ou orientasse. Carregando suas malas, enveredaram por uma rua. Ao alcançarem uma praça, sentaram-se em um banco para descansar; e aí fizeram a primeira oração em terras brasileiras.

Daniel Berg
Pastor Missionário Pioneiro (PA) (In Memoriam - 1884 a 1963]
: Liderança
- Pioneiro fundador da AD no Brasil
- Primeiro Pastor da AD Belém (SP)

: Pessoal - Nome completo: Daniel Högberg (Conhecido como missionário Daniel Berg).
- Nascimento: 19 de Abril de 1884.
- Natural: Vargon, Suécia.
- Pais: Gustav Verner Högberg e Fredrika Högberg (pertenciam à Igreja Batista).
- Esposa: Sara (Casou-se em Julho de 1920 na Suécia).
- Filhos: David Berg (?)
- Falecimento: 1963 aos 79 anos de idade.

: Formação
- Aprendeu a profissão de fundidor na sua primeira viagem aos Estados Unidos.
: Ministério
- Converteu-se e foi batizado nas águas em 1899.
- Foi para os Estados Unidos em 5 de Março de 1902 (aos 18 anos), chegando em Bostom em 25 de Março.
- Retornou à Suécia por algum tempo onde tomou conhecimento sobre a graça do Batismo no Espírito Santo através de um amigo.
- Vai novamente para os Estado Unidos (1909] e, ainda na viagem, é batizado no Espírito Santo.
- Em 1909, numa Conferência em Chicago, conhece o pastor Gunnar Vingren (Veja: biografia).
- Muda-se para South Bend onde pastoreava o Gunnar, iniciava-se uma grande amizade.
- Juntamente com o amigo recebem a revelação para irem ao Pará.
- Abandonou o emprego e, juntamente com o amigo, partiram para o Brasil.
- No Brasil, empregou-se como caldereiro e fundidor na Companhia Port of Pará. O que recebia servia de sustento para os dois.
- A conseguir se comunicar em português, começou a evangelizar nas cidades e vilas ao longo da Estrada de Ferro Belém-Bragança, enquanto Vingren cuidava do trabalho iniciado na capital.
- Evangelizou a Ilha de Marajó.
- No início de 1920 visitou a Suécia, onde conheceu a jovem Sara com quem se casou em Julho.
- Em 1921, retornou ao Brasil casado.
- Em 1927, muda-se para São Paulo
- Em 1963, hospitalizado na Suécia, continuava evangelizando através de folhetos e orações.
- Descansou em 1963 aos 79 anos de idade.

: Autoria
- Livros:
"Enviado por Deus - Memórias de Daniel Berg" - CPAD.
: Realização
- Juntamente com Gunnar Vingren, fundou a Assembléia de Deus no Brasil em 18 de Junho de 1911.
: Palavras de ânimo
"Jesus é bom. Glória a Jesus! Aleluia! Jesus é muito bom. Ele salva, batiza no Espírito Santo e cura os enfermos. Ele Faz tudo pro nós. Glória a Jesus! Aleluia!".
: Observação
- Veja também a biografia do seu companheiro Gunnard Adolf Vingren.
: Fonte
- Encarte Especial da revista Obreiro, ano 23, no 13 - CPAD
: Bibliografia
- Veja também:
- "Enviado por Deus - Memórias de Daniel Berg" de David Berg pela CPAD. Auto-biografia. Relatos do trabalho evangelístico de Daniel Berg, precursor da maior igreja pentecostal do mundo.

- "História das Assembléias de Deus no Brasil" de Emílio Conde pela CPAD.

Reavivamento da Rua Azusa


O reavivamento da Rua Azusa foi uma reunião de reavivamento pentecostal que se deu em Los Angeles, Califórnia, presidida por William Joseph Seymour, um pregador afro-americano. Teve início com uma reunião em 14 de Abril de 1906 em um prédio que fora da Igreja Metodista Episcopal Africana e continuou até meados de 1915. O renascimento foi caracterizado por falar em línguas estranhas, cultos dramáticos, milagres antes não vistos e confusão inter-racial. Os participantes foram criticados pela mídia secular e teólogos cristãos por considerarem o comportamento escandaloso e pouco ortodoxo para a época. Hoje, o movimento de reavivamento é considerado pelos historiadores como principal catalisador para a propagação do pentecostalismo no século XX.

A chama do Pentecostalismo, que deflagrou na Rua Azuza nº 312,


A chama do Pentecostalismo, que deflagrou na Rua Azuza nº 312, e que a revista Life classificou assim como o 68º acontecimento do Século XX entre 100, foi um dom cristológico. Novamente a dunamis do Espírito Santo com idênticas características fundamentais das relatadas nos Actos dos Apóstolos.


Contudo, não deixou de ser também um fenómeno sociológico. Conduzindo a um avivamento espiritual, carismático, levou os crentes a quebrarem as barreiras rígidas da segregação racial.Se tivéssemos que estruturar uma sociologia da cor para o Movimento Pentecostal que (re)começou há precisamente um século (14-4-1906) naquela rua dos subúrbios de Los Angeles, do ponto de vista histórico, diríamos que o mesmo se mostrou a duas cores. O branco e o negro. Os reverendos Charles Fox Parham, metodista e reitor do Bethel Bible College, e William S.Seymour, respectivamente.


Os elementos afro-ariano-semita, forjados na ainda jovem mistura americana estavam a fazer a primeira explosão religiosa pentecostal e a criar um movimento clássico, com um sinal estatístico bem definido e claro, o da multiplicação.


A verdade foi que «pessoas de cor e uma pequena quantidade de brancos formaram essa congregação do nº 312 de a Rua Azuza» , podia ler-se há 100 anos no chamado Times de Los Angeles, na costa Leste também a notícia chegou e o The New York American, de 3 de Dezembro do mesmo ano 1906, escrevia que «um novo movimento religioso, formado por negros e brancos, estava a começar. A tradição metodista estava sendo misturada à religiosidade popular dos negros ».


O facto de os jornais locais, com especial mediatização no Los Angeles Daily Times, de 18 de Abril, chamarem a atenção para essa mistura racial colorida, levava mais longe a verdadeira natureza do fenómeno espiritual da chamada glossolalia, e, assim, não tiveram outras parangonas jornalísticas para usar senão «Weird Babel of Tongues» (Estranha Babel de Línguas).
Para a sociedade do início do século XX o que estava a acontecer, resumia-se a tal. Porém, não foi em vão que mulheres, homens e crianças de raças e culturas diferentes estavam a comungar da mesma Fé e dos mesmos charismas espirituais e o baptismo com o Espírito Santo, sendo evidente o sinal dos crentes falarem línguas estranhas.


O que alguns teólogos anglo-saxónicos, posteriormente, se referiram como «A Terceira Força do Cristianismo» (Christianity’s Third Force ), começou por ser, sob o poder de Deus, a entrega religiosa colaborativa de negros e brancos mais importante do século. Esta colaboração vinda de todos os lugares para aqueles três dias e três noites na 312 Azuza Street, fez mais pelo Mundo do que qualquer concílio mundial de igrejas ou movimento ecuménico.


O aspecto da não-discriminação racial é importante, sem dúvida, para caracterizarmos e estruturarmos o enorme crescimento do Pentecostalismo, que alguém já classificou como «a religião do coração».


Com efeito, mesmo referindo-se com algum criticismo «à mescla de brancos e negros em frenesim religioso», os jornais locais não puderam ignorar algo maravilhoso e fundacional, a comunhão interclassista e inter-racial dos primeiros cultos do movimento pentecostal.«As pessoas respeitáveis - como lhes chamava o Times da cidade de Los Angeles- que se tinham misturado com os negros vociferantes», reafirmaram no início do século o que Paulo havia escrito nos anos 50 A.D., com alcance universal, transcultural e multi-étnico, aos crentes da Galacia: «Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.» (3,28).


Os excessos religiosos sobrevieram depois, em ambas as comunidades brancas e negras. Bater com os pés no chão, tremer, gemer, gritar, rolar pelo soalho.


O escritor Erskine Caldwell relata na biografia do seu pai, Ira Sylvester Caldwell, pastor da Igreja Presbiteriana Reformada, o que foi a mudança dos hábitos calvinistas e fundamentalistas do velho Sul para o sério movimento da glossolalia. Salienta em «Os Mil e Um Sinos do Sul», assim se chama a obra, a intolerância racial segregacionista que impedia ainda que igrejas «construídas para brancos fossem conspurcadas por gente cuja pele não era de um branco indubitável». Mas sublinha, por outro lado, como os costumes religiosos desse tempo - os primeiros vinte anos do Século XX - foram alterados pela adoração informal a Deus, pela simplicidade revestida do Poder divino dos sermões «des-intelectualizados», pelo « murmúrio ininteligível da glossolalia ou da Língua Desconhecida, numa explosão de arrebatadas orações individuais, pronunciadas por toda a congregação », que se espalhavam já pelas igrejas, designadamente Assembleias de Deus, Igreja de Deus, Igreja do Nazareno, Igreja do Pentecostes, etc.etc. e até por algumas denominacionais reformadas.

Fonte: http://papeisnagaveta.blogspot.com/2009_09_01_archive.html

Escola Dominical