quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Asa, o rei que esperou em Deus


Asa, o rei que esperou em Deus

Leitura Bíblica: II CRÔNICAS 14. 1 -12
Tema : COMPROMISO COM DEUS
TITULO: ASA, O REI QUE NÃO DEU CONTINUIDADE NO SERVIR A DEUS

Asa foi o terceiro rei de Judá após o cisma de Israel. Era filho de Abias e de Maaca que, por sua vez, era filha de Absalão. Reinou 41 anos sobre Judá em Jerusalém (912-871 aC).
Nos dias de Asa nos não temos profetas maiores ou menores ou clássicos, mas, somente os profetas conhecidos como não escritores, os profetas orais tais como : azaris , II CRÔNICAS 15
1 Então veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede, 2 que saiu ao encontro de Asa e lhe disse: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, o achareis; mas se o deixardes, ele vos deixará. II CRÔNICAS 16.7 Naquele mesmo tempo veio Hanâni, o vidente, ter com Asa, rei de Judá, e lhe disse: Porque confiaste no rei da Síria, e não confiaste no Senhor teu Deus, por isso o exército do rei da Síria escapou da tua mão.

Asa assumiu um governo falido economicamente e espiritualmente
I REIS 11. 4 Pois sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e seu coração já não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como fora o de Davi, seu pai;5 Salomão seguiu a Astarete, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas.6 Assim fez Salomão o que era mau aos olhos do Senhor, e não perseverou em seguir, como fizera Davi, seu pai.7 Nesse tempo edificou Salomão um alto a Quemós, abominação dos moabitas, sobre e monte que está diante de Jerusalém, e a Moleque, abominação dos amonitas.8 E assim fez para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios a seus deuses.
1. Astarote: Astarote e baal Um era companheiro do outro. Normalmente adoravam-se os dois. (Jz 2.13, 3.7, 10.6; 1Sm 7.3, 12.10) .Astarote. Sacrifício de crianças e orgias sexuais eram algumas marcas do culto a esses ídolos. sidônios:Foi uma das mais importantes cidades fenícias, e terá sido, possivelmente, a mais antiga. foi fundado um grande império comercial mediterrânico. Homero elogiou os seus habitantes pela especialização no fabrico de vidro e tecidos de cor púrpura. Foi também daqui que saíram os colonos fundadores de Tiro.
2.Milcom, abominação dos amonitas: Os amonitas foram um povo que habitava a região da Palestina. A origem deles vem do incesto da filha mais nova de Ló com o seu pai, conforme Gênesis capítulo dezenove e versículos trinta e um a trinta e oito. Os amonitas, cujo poderio fora rompido por Eúde, um dos juízes anteriores, tinham se fortalecido novamente e estavam saqueando Israel. Deus concedeu a Jefté uma grande vitória sobre os amonitas e libertou (Israel.Juizis 11-29-40) O aspecto lastimável da história de Jefté foi o sacrifício de sua filha como resultado de um voto feito precipitadamente.
Quemós, Os moabitas sacrificavam seus filhos no fogo, em adoração a Quemos, seu ídolo.( Rute era uma moabita) Na mitologia bíblica, Chemosh (ou Quemós, ou Camós) é um deus adorado pelos moabitas. Normalmente é representado com uma cabeça de touro e um forno no lugar do corpo. Por que o forno? Porque ele aceitava sacrifício humano. Nas representações é comum ver os adoradores entregando crianças de colo ao touro/fornalha. Por isso ele é frequentemente associado ao aborto
I Reis 11.7 – Então, edificou Salomão um alto a Quemos, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque , a abominação dos filhos de Amom. ( Amonitas)
I - Acreditou Em Deus Em Sua Maneira de Viver
(II CRÔNICAS14.) 2 E Asa fez o que era bom e reto aos olhos do Senhor seu Deus;
1. Deu ouvidos a palavra de Deus.
Jó 36.11 Se o ouvirem, e o servirem, acabarão seus dias em prosperidade, e os seus anos em delícias.12 Mas se não o ouvirem, à espada serão passados, e expirarão sem conhecimento.
2. Mas ninguém pode ser bom nem fazer alguma coisa boa sem a graça de Deus em sua vida. JOÃO 15.5 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

II- ACREDITOU EM DEUS QUE SEU PROJETO DE REFORMA RELIGIOSA IRIA SE CONCRETIZAR .
II CRÔNICAS 14.3 removeu os altares estranhos, e os altos, quebrou as colunas, cortou os aserins, Deus proibiu os israelitas de adorar o espírito do deus egípcio do sol, Ra, que acreditavam viver no obelisco. Veja a Palavra do Senhor:
"Mas os seus altares derrubareis, e as suas colunas quebrareis, e os seus aserins cortareis..." [Êxodo 34:13]
"... tiraram as colunas que nela estavam, e as queimaram." [2 Reis 10:26]
"Mas os seus altares derrubareis, e as suas colunas quebrareis, e os seus aserins cortareis porque não adorarãs a nenhum outro deus; pois o Senhor, cujo nome é Zeloso, é Deus zeloso..." [Êxodo 34:13-14]

2.1. Para prosperarmos devemos fazer uma faxina.
2.2. Os altares devem ser removidos do coração do homem tais como: ídolos, cantores atores , escritores e ate pregadores evangélicos , dizer que é fã.

2.3. Altos: Depois de instituído o templo em Jerusalém, porém, entrou em vigor a proibição
existente na lei para a adoração em outros lugares (Deuteronômio 12:10-14; mas quando passardes o Jordão, e habitardes na terra que o senhor vosso Deus vos faz herdar, ele vos dará repouso de todos os vossos inimigos em redor, e morareis seguros.11 Então haverá um lugar que o Senhor vosso Deus escolherá para ali fazer habitar o seu nome; a esse lugar trareis tudo o que eu vos ordeno: os vossos holocaustos e sacrifícios, os vossos dízimos, a oferta alçada da vossa mão, e tudo o que de melhor oferecerdes ao Senhor em cumprimento dos votos que fizerdes. 12 E vos alegrareis perante o Senhor vosso Deus, vós, vossos filhos e vossas filhas, vossos servos e vossas servas, bem como o levita que está dentro das vossas portas, pois convosco não tem parte nem herança.
13 Guarda-te de ofereceres os teus holocaustos em qualquer lugar que vires;
14 mas no lugar que o Senhor escolher numa das tuas tribos, ali oferecerás os teus holocaustos, e ali farás tudo o que eu te ordeno.( há muitas pessoas adorando a Deus em lugares obscuros onde certamente deus não se faz presente)
( Asa quebrou os ídolos queimou e jogou as cinzas no rio) Os cachorros de uma milionária americana herdaram R$ 21 milhões com sua morte.

2.4 Cortou os aserins: Aserá é uma deusa cananita da fertilidade, do amor e da guerra. Muitas de suas imagens, chamadas "asherim", eram esculpidas em madeira e colocadas junto ao altar nos templos, ou em um bosque próximo ou sobre altares dispostos no alto de colinas ou em "lugares elevados",

III . ACREDITOU EM DEUS NO TRABALHO DE RESTAURAÇÃO DA NAÇÃO4
II CRÔNICAS 14.4. e mandou a Judá que buscasse ao Senhor, Deus de seus pais, e que observasse a lei e o mandamento .II CRÔNICAS
3.1. Nosso êxito depende da nossa obediência •II (CRÔNICAS (cap. 15)•)16 O rei Asa depôs Maacá, sua mãe, para que não fosse mais rainha, porquanto ela fizera um abominável ídolo para servir de Asera, ao qual Asa derrubou e, despedaçando-o, o queimou junto ao ribeiro de Cedrom. (Maacá= significa opressão)
(I REIS 15.12 )Porque tirou da terra os sodomitas ( rapazes escândalos), e removeu todos os ídolos que seus pais tinham feito.

IV. ACRETITOU EM DEUS NA PREPARAÇÃO PARA A BATALHA
II CRÔNICAS 14 6 Edificou cidades fortificadas em Judá; porque a terra estava em paz, e não havia guerra contra ele naqueles anos, porquanto o Senhor lhe dera repouso.
4.1. Temos que erguer nossas fortalezas espirituais.
EFÉSIOS 6.10 Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;

V. ACREDITOU EM DEUS NAS HORAS DE PERIGO

II CRÔNICAS 14. 9 E Zerá, o etíope, saiu contra eles, com um exército de um milhão de homens, e trezentos carros, e chegou até Maressa
Zerá = Filho do sol vem destruir
II CRÔNICAS 14. 8 Ora, tinha Asa um exército de trezentos mil homens de Judá, que traziam pavês ( ESCUDOS) e lança; e duzentos e oitenta mil de Benjamim, que traziam escudo e atiravam com arco; todos estes eram homens valentes. 300.000+280.00 = (580.000 ERA O EXERCITO DE ASA, contra um exercito de 1.000.300)
5.1. O inimigo não desiste
•MATEUS (cap. 13)• 25 mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. •I PEDRO (cap. 5)• 8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;

VI . ACREDITOU EM DEUS NOS MOMENTOS DE AFLIÇÃO E OROU

II CRÔNICAS 14.11 E Asa clamou ao SENHOR seu Deus, e disse: SENHOR, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, SENHOR nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. SENHOR, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem.

6. Sozinhos não venceremos os inimigos do reino.
SALMOS (cap. 61)•3 Pois tu és o meu refúgio, uma torre forte contra o inimigo.
6.1. A nossa providencia não substitui a providencia divina
SALMOS (cap. 106)•10 Salvou-os da mão do adversário, livrou-os do poder do inimigo.

VII - CONFIANÇA EM DEUS PARA SR VITORIOSO
II CRÔNICAS "O Senhor desbaratou os etíopes... e os etíopes fugiram", Vs. 12.
6.1. Não nos vangloriemos pelo êxito nas lutas que travamos. Deus deve ser tão real no triunfo como foi na iminência da derrota.
(1 Coríntios 15:57) Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.
( Provérbios 21:31) Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória
6.2. Torna-se vã para o homem a vitória que o leva a se esquecer de Deus.
Conclusão:
1. Como Asa enfrentou momentos de tremendas lutas, nós também enfrentamos dificuldades em nossa vida que muitas vezes nos são impostas pelo Diabo. A Palavra de Deus nos diz que ele é o nosso adversário, aquele que faz oposição ao rebanho de Deus.
2. Assim como Asa confiou em Deus e pode sair vitorioso na guerra contra seus inimigos, nós também devemos depositar nossa confiança em Deus, quando nos sentirmos acossados, pressionados pelo inimigo.

terça-feira, 27 de julho de 2010

A primeira pessoa a ser batizada com o Espírito Santo em solo Brasileiro:Celina Martins Albuquerque


Celina Martins Albuquerque
Nasceu em Manaus, AM, a 19 de setembro de 1874, filha de José Martins Cardoso e de Cândida Rosa de Aguiar Cardoso. Casou-se aos 25 anos de idade, no dia 25 de setembro de 1899, com Henrique Albuquerque que, como seu sogro, era prático em navegação nos rios amazônicos.No Pará, converteu-se a Cristo, na Primeira Igreja Batista de Belém que, na época, era pastoreada por Almeida Sobrinho, por quem Celina foi batizada, no batistério do templo à rua João Balby, 406.Em 1910, chegaram os pioneiros do Movimento Pentecostal, que começaram a ensinar a doutrina do Espírito Santo que traziam em seus corações. Celina se interessou pelo que eles pregavam e, crendo na verdade, passou a buscar a promessa de Jesus Cristo.Com a idade de 95 anos, a fiel anciã foi chamada ao descanso eterno, a 27 de Março de 1969, em Belém do Pará.
O selo do Espírito Santo veio primeiro sobre ela
Celina Albuquerque e Maria de Nazaré foram as primeiras a declarar que aceitavam a promessa registrada em Atos 2.17-18: “E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão sonhos vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão...” Elas se propuseram a permanecer em casa, em oração, até que Deus as batizasse com o Espírito Santo.
À uma hora da manhã do dia 8 de junho de 1911, em sua residência na rua Siqueira Mendes, 79 (atual 161), Celina Albuquerque foi a primeira pessoas, em solo brasileiro, a ser batizada com o Espírito Santo. Estava confirmada a verdade pregada pelos missionários, que anunciavam um novo batismo.
Logo ao amanhecer, a irmã Nazaré apressou-se a ir à casa de José Batista de Carvalho, na av. São Jerônimo, 224, levando consigo a boa nova de que a irmã Celina recebera a promessa conforme a Palavra de Deus. Na casa de José Batista estavam reunidas várias pessoas, entre elas Manoel Maria Rodrigues, diácono da Igreja Batista. Ele declarou mais tarde: “Foi nesse momento que ouvi falar e cri no batismo com o Espírito Santo”. Maria de Nazaré, no dia seguinte, teve a mesma experiência: era batizada com o Espírito Santo.
Imediatamente, todos os membros da igreja tiveram conhecimento do fato e algumas pessoas resolveram ir à casa de Celina, a fim de averiguarem pessoalmente o que estava acontecendo. Entre os interessados estavam os irmãos José Plácido da Costa, diácono e superintendente da Escola Dominical; Antônio Marcondes Garcia e esposa; Antônio Rodrigues e Raimundo Nobre, seminaristas.
Os dois missionários não silenciaram, continuando a pregar a Palavra de Deus. Realizavam reuniões de oração onde moravam, local agora muito visitado pelos membros da igreja. O clima naquela peque comunidade evangélica era de tensão. Formaram-se dois grupos: o daqueles que aceitavam a doutrina pregada pelos missionários e se mantinham firmes nas suas opiniões e o grupo daqueles que rejeitavam a doutrina do batismo com o Espírito Santo e não se conformavam com a presença dos missionários no sei da igreja.
Uma santa mulher; heroína da fé
Entre os cooperadores da primeira hora, na obra pentecostal no Brasil, encontram-se algumas mulheres que, como desprendimento e heroísmo, enfrentaram os maiores desafios. Elas se puseram como verdadeiras colunas, como vasos de ouro nas mãos de Deus.
Celina Albuquerque destacou-se entre elas. Sua bravura evidenciou-se em episódios como o descrito por A. P. Franklin, autor de Entre Crentes Pentecostais e Santos Abandonados na América do Sul, citado em O Diário de um Pioneiro. Reporta-se a um incidente ocorrido em 13 de novembro (de 1911), por ocasião de um batismo, quando grande multidão, armada com facas e laços, estava decidida a impedir a cerimônia. O escritor começa a informar: “Os primeiros batismos eram feitos todos em segredo, geralmente, às onze horas da noite, pois não havia nem templos nem tanques batismais”. E prossegue: “Mas um dia criaram coragem e anunciaram um batismo público a beira-rio. Isso deu tempo para que os inimigos se preparassem. Vieram então várias centenas de homens e pensavam que com violência poderiam impedir o ato sagrado. O líder veio à frente carregando uma cruz. Os poucos crentes que estavam reunidos compreenderam o perigo naquele momento e temeram que sangue fosse derramado, Vingren procurou ler a Bíblia, mas foi impedido. Procurou outra vez, mas o líder tirou o seu punhal e se preparou para lançar contra ele”.
Neste instante, a irmã Celina interveio colocando-se entre os dois, e esse gesto salvou-lhe a vida. Então veio a inesperada providência de Deus: o Senhor fez com que um outro católico, pessoa idosa e respeitável, se impusesse, a gritar: “Chega! Deixem que eles tenham a sua cerimônia”. O líder do grupo intentava concretizar a ameaça, mas sem o mesmo ímpeto foi contido pela palavra do missionário: “Eu faço somente o que Deus quer!” E mesmo sob os riscos, que continuavam, o ato se realizou. E Deus deu o livramento.
Ao ser batizada no Espírito Santo, Celina começou a despertar os irmãos no sentido de lhe seguirem o exemplo, havendo sido, por conseguinte, um marco esplendoroso.


Informações Extraídas:
As Assembléias de Deus no Brasil – Sumário Histórico Ilustrado, com texto de Juanyr de Oliveira, CPAD, 1ª edição, 1997.
História das Assembléias de Deus no Brasil, CPAD, 2ª edição, 1982.
Fotos: História da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil – CPAD – 1º edição – 2004.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Pastor Missionário Bernhard Johnson Jr.


O pastor Bernhard Johnson Jr., missionário no Brasil pelas Assembléias de Deus americanas , recebe de Deus uma visão, mostrando a grande necessidade da igreja pentencostal brasileira no campo do treinamento teológico dos seus obreiros. Naquela oportunidade, o pastor Bernhard, tocado pelo Espírito Santo, dá início ao plano, vislumbrando um grande projeto de âmbito nacional. Trocando idéias com outros obreiros, chegou-se à conclusão de que o sistema que atenderia a essa necessidade seria o de Educação Teológica por Extensão (ETE), onde a escola vai ao encontro do aluno.

Bernhard Johnson Jr.
Pastor Missionário (In memoriam - 1931 a 1995]
: Liderança
- Foi membro da diretoria da Sociedade Bíblica do Brasil.
- Foi presidente da Convenção Estadual de Ministros das ADs em Minas Gerais.
- Integrou o Comitê Internacional de Billy Graham por 20 anos.

: Pessoal
- Nascimento: 20 de Junho de 1931
- Natural: Alameda, Califórnia, veio para o Brasil em 1940 com 9 anos de idade.
- Pais: Escandinavos, o sueco Bernhard Johnson e a norueguesa Antonette Johnson.
- Esposa: Doris Buckett (casou-se em 1952 em Springfield, Estados Unidos)
- Falecimento: 9 de Fevereiro de 1995 nos Estados Unidos.

: Formação
- 4 anos de Engenharia.
- Cursou o Central Bible College, em Springfield, Estados Unidos.
- Conferencista internacional

: Ministério
- Teve sua primeira chamada aos 9 anos.
- Quando cursava o quarto ano da Faculdade de Engenharia no Instituto Canon de Lavras (MG), teve uma visão renovando sua chamada.
- Iniciou seu profícuo ministério, em 1952, pastoreando duas igrejas nos Estados Unidos da América.
- Largou tudo e foi para Central Bible College, em Springfield, Estados Unidos, onde se formou em 1953.
- Pastoreou a AD em Half Mopn Bay, Califórnia (EUA) por dois anos.
- Pastoreou a igreja em Straling City, Califórnia (EUA).
- Em 1955, começa a realizar diversas cruzadas evangelísticas e eventos de missões e avivamentos em diversos lugares nos EUA.
- Em 1957, chegou ao Brasil onde pastoreou igrejas no sul de Minas Gerais e fundou a Convenção Estadual das Assembléias de Deus daquele estado.
- Volta ao Brasil em 1957 e recebe do missónário Gustavo Bergstrom o campo de3 Divinópolis (MG), onde pastoreou até 1961.
- Em 1961, aceita substituir seu pai que falecera em Varginha (MG).
- Começou vários trabalhos evangelísticos pelo Brasil.
- Em 1964, recebendo uma chamada especial de Deus para o evangelismo em massa, fundou a "Cruzada Boas Novas", que mais tarde passou a se chamar "Cruzada Bernhard Johnson". Esse trabalho resultou em 225 cruzadas evangelísticas no Brasil e em mais de 70 países do mundo.
- De 1967 a 1995, fez 225 grandes cruzadas.

- Na década de 60 manteve o programa Palavras de Vida na TV.
- Em 1972, fundou, no Brasil, o ICI - Instituto por Correspondência Internacional.
- Em 1973, foi co-fundador do Desafio Jovem do Brasil, ocupando a presidência até 1979.
- Em 1976, através de uma visão especial dada por Deus, deu início ao arrojado projeto da EETAD - Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus, com sede em Campinas, SP, o qual se consolidou em 1979, com o lançamento do Curso Básico de Teologia.
- Em 1980, lançou um programa evangelístico na televisão brasileira, mantido no ar por 7 anos.
- Em 1981, fundou a ABEM - Associação Beneficente Evangélica para Menores,em Campinas um trabalho em favor de crianças carentes.
- Pregou em convenções nacionais da Ad em oito países.
- Foi preletor dem duas Conferências Mundiais Pentecostais (Londres, Inglaterra em 1976 e Nairóbi, Quênia em 1982].
- Em 1984, fundou o IBICAMP - Instituto Bíblico de Campinas, para atender as necessidades das mais diversas denominações evangélicas da região.
- Pregou em duas Conferências de Evangelismo na Holanda (1983 e 1986].
- Em 1987, fundou a FAETAD - Faculdade de Educação Teológica das Assembléias de Deus, em Campinas, lançando o Curso Médio de Teologia e, mais recentemente, o Bacharel de Teologia.
- Participou como delegado em duas Conferências Mundiais de Evangelismo (Berlim, Alemanha em 1986 e Manila, Filipinas em 1989]
- Em 1993, o IBP - Instituto Bíblico Pentecostal, no Rio de Janeiro(RJ), passou a integrar o Ministério Bernhard Johnson.

: Realização
- Fundou e presidiu a Cruzada Boas NOvas, que o levou a pregar em todos os principais pontos do Brasil e exterior.
- Fundou e presidiu a (EETAD) Escola de Ensino Teológico da Assembléia de Deus, com sede em Campinas (SP).
- Fundador do Ministério Bernhard Johnson que conquistou milhares de alunos para Cristo em todo o mundo.
- Fundou a Associação Beneficente Evangélica para Menores.
- Um dos fundadores do Instituto Bíblico das Assembléias de Deus, em Pindamonhangaba (SP).
- Na década de 60, manteve um programa evangelístico na televisão, chamado Palavras da Vida, sendo o pioneiro do evangelismo televisivo nas ADs brasileiras.
- Foi chamado para a eternidade em 16/02/1995, deixou para o Brasil um legado inestimável de trabalho em favor do reino de Deus, tanto na área de evangelismo, como nas áreas de ensino teológico e assistência social.

: Homenagem
- Em 1987, ganhou nos EUA o troféu Silver Angel, devido a sua expressão evangelística em território brasileiro.
- No Brasil recebeu três títulos de Cidadão de Honra: Ceará (1976], Varginha (MG) em 1986, Belo Horizonte (MG).
- Nos EUA recebeu o título de Cidadão de Mephis, Tenesse.
- Em 1983, a Faculdade das Assembléias de Deus em Santa Cruz, CAlifórnia, lhe concedeu o título honorífico de Doutor em Causas Humanas.
- Em 1987, a CGADB deu-lhe o título de Conselheiro Vitalício da CPAD, juntamente com o missionário Eurico Bérgstén.
- Foi alvo de diversas honrarias, com títulos honoríficos e de cidadania, tendo, dentre muitos, recebido em 1983, o título de "Doctor of Humane Letters", concedido pela Faculdade Betânia das Assembléias de Deus de Santa Cruz, Califórnia - EUA. Foi também orador oficial em duas Conferências Mundiais Pentecostais: Inglaterra e Quênia.

: Autoria
- Escreveu diversos livros, folhetos e artigos para várias editoras evangélicas.
- Livros:
"Como receber a cura divina" - CPAD, 1995.
: Observação
- Exatamente 50 anos depois da vinda dele ao Brasil, um outro Johnson, o Terry, retornaria ao Brasil como terceiro missionário da família.
- Segundo a esposa, seu passatempo predileto era ler pelo menos um livro por semana e escrever.
: Fonte
- Encarte Especial da revista Obreiro, ano 23, no 13 - CPAD

Assembleia de Deus no Brasil

Pastor Missionário Gunnar Vigren


Última Saudação de Gunnar Vingren
"Diga-lhes que vou feliz com Jesus, e como um Pai em Cristo, exorto todos a receberem a Graça de Deus, que quer operar mais santidade e humildade, para que possam receber os Dons do Espírito Santo. somente desta maneira a igreja de deus poderá estar preparada para a vinda de jesus"

Como Tudo Começou.
Enquanto o avivamento pentecostal expandia-se e dominava a vida religiosa de Chicago, na cidade de South Bend, no Estado de Indiana, que fica a cem quilômetros de Chicago, morava um pastor batista que se chamava Gunnar Vingren. Atraído pelos acontecimentos do avivamento de Chicago, o jovem foi a essa cidade a fim de saber o que realmente estava acontecendo ali. Diante da demonstração do poder divino, ele creu e foi batizado com o Espírito Santo.

Gunnar Vingren original
Pastor Missionário Suéco (PA) (In Memoriam - 1879 a 1933]

: Liderança
- Liderou a Igreja em Belém do Pará.
- Liderou a AD no Rio de Janeiro.
- Primeiro Líder das ADs no Brasil de 1911 a 1930, sendo substiuído apenas durante doenças ou viagens pelo missionário Samuel Nyströn.
- Líder das Ads do Brasil em 1932, enquanto era Líder da AD em São Cristovão (RJ).
- Presidente da Mesa Diretora da Convenção da CGADB em 1931

: Pessoal
- Nome completo: Gunnar Adolf Vingren
- Nascimento: 08 de Agosto de 1879.
- Natural: Ostra Husby, Ostergotland, Suécia.
- Esposa: Frida Strandberg (Casou-se em 16 de Outubro de 1917 em cerimônia presenciada por Samule Nyströn).
- Filhos: Filha Gunvor, sepultada no Brasil e o filho Ivar Vingren.
- Faleceu em 29 de Junho de 1933.

: Formação
- Em setembro de 1904, iniciou curso no Seminário Teológico Batista Sueco em Chicago onde se diplomou em 1909.

: Ministério
- Nasceu em lar evangélico (pais batistas)
- Aos 9 anos sente a chamada de Deus pela primeira vez.
- Aos 12 anos desviou-se da igreja até os 17 anos.
- Em 1896 entrega-se novamente ao Senhor em um culto de vigília.
- Em 1897 (com 18 anos) é batizado nas águas na Igreja Batista em Wraka, Smaland, Suécia.
- Assumiu a direção da Escola Dominical da sua igreja, substituindo seu pai.
- Em 14 de Julho de 1897 é impactado por um artigo sobre missões em uma revista e toma a decisão de um dia ser missionário.
- Em 1898 participou de uma Escola Bíblica de um mês em Götabro, Närke onde foi muito impactado pela mensagem.
- Depois foi enviado com o evangelista Soderlund à província de Skane, seu primeiro campo de trabalho.
- Depois evangelizou nas províncias de Västergötland e Tidaholm onde adoeceu e foi curado milagrosamente.
- Depois evangelizou em Rönneholm e retornou a Skane.
- Prestou o serviço militar e, em 30 de Outubro de 1903, embarcou para a Inglaterra e depois para os Estados Unidos (Boston, Massachusets).
- Foi para Kansas City (EUA).
- Trabalhou como foguista, porteiro e jardineiro.
- Estagiou e dirigiu várias igrejas enquanto fazia o Seminário Teológico (1904 a 1909].
- Em junho de 1909, assumiu a direção da Igreja Batista Menominee, Michigan.
- Participou da Convenção Geral Batista dos Estados Unidos.

- Em novembro de 1909, visita a Primeira Igreja Batista Sueca em Chicago, onde foi batizado no Espírito Santo com a evidência do falar em línguas. Também nesta conferência, conheceu Daniel Berg (Veja: biografia deste).
- Em 1910 vai para a Igreja Batista em South Bend, Indiana, onde foi viu e participou do grande avivamento ali.
- Foi alí que Deus revelou a ele e ao Daniel Berg sobre o local para onde deveriam ir: Pará.
- Conseguem juntar o suficiente para a viagem e chegam em Belém do Pará, Brasil em 19 de Novembro de 1910.
- Inicialmente, moraram no porão da Igreja Batista e, depois na casa do irmão Adrião Nobre.
- Aos poucos aprendiam a lingua protuguesa.

- As irmãs Celina Albuquerque e Maria Nazaré creram na mensagem e receberam o batismo no Espírito Santo.
- Com este início de movimento pentecostal foram expulsos (19 membros) da igreja batista.
- Em 18 de junho de 1911, nascia a "Missão de Fé Apsotólica", que em 11 de janeiro de 1918 mudou de nome, sendo registrada oficialmente como Assembléia de Deus.
- Depois voltaria a visitar a Suécia por 2 vezes (1917 e 1932].
- Em 15 de Agosto de 1932 retornou à Suécia.
- Continuou frequentando a igreja em Estocolmo.
- Falesceu em 29 de Julho de 1933.

: Realização
- Pioneiro fundador da Assembléia de Deus no Brasil juntamente com Daniel Berg.
- Fundou a "Missão de Fé Apostólica" em 18 de Junho de 1911, que mudou de nome para "Assembléia de Deus" em 11 de Janeiro de 1918.
- Fundou o jornal "Boa Semente" em 1919 em Belém do Pará.
- Fundou o jornal "Som Alegre em 1929 no Rio de Janeiro.
- Fundou o jornal "Mensageiro da Paz" em 1930, resultado da fusão dos dois jornais e que viria a ser o órgão oficial da Assembléia de Deus no Brasil.

: Observação
- Pioneiro fundador da Assembléia de Deus no Brasil.
- Veja também a biografia do seu companheiro Daniel Högberg.
: Mensagem deixada aos brasileiros
"Diga-lhes que eu vou feliz com Jesus e, como um pai em Cristo, exorto a todos a receber a graça de Deus, que quer operar mais santidade e humildade, para que possam receber os dons do Espírito Santo. Somente desta maneira a Igreja de Deus poderá estar preparada para a vinda de Jesus".

: Fonte
- Encarte Especial da revista Obreiro, ano 23, no 13 - CPAD
: Bibliografia
- Veja também:
- "O Diário do Pioneiro Gunnar Vingren" de Ivar Vingren pela CPAD. A história do fundador das ADs no Brasil.
- "História das Assembléias de Deus no Brasil" de Emílio Conde pela CPAD.
Fonte: http://adbrasil.ning.com/profiles/blogs/pastor-missionario-gunnar

Pastor Missionário Daniel Berg


Palavras de ânimo que dizia Daniel Berg. "Jesus é bom. Glória a Jesus! Aleluia! Jesus é muito bom. Ele salva, batiza no Espírito Santo e cura os enfermos. Ele Faz tudo pro nós. Glória a Jesus! Aleluia!".Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil. Não possuíam eles amigos ou conhecidos na cidade de Belém. Não traziam endereço de alguém que os acolhessem ou orientasse. Carregando suas malas, enveredaram por uma rua. Ao alcançarem uma praça, sentaram-se em um banco para descansar; e aí fizeram a primeira oração em terras brasileiras.

Daniel Berg
Pastor Missionário Pioneiro (PA) (In Memoriam - 1884 a 1963]
: Liderança
- Pioneiro fundador da AD no Brasil
- Primeiro Pastor da AD Belém (SP)

: Pessoal - Nome completo: Daniel Högberg (Conhecido como missionário Daniel Berg).
- Nascimento: 19 de Abril de 1884.
- Natural: Vargon, Suécia.
- Pais: Gustav Verner Högberg e Fredrika Högberg (pertenciam à Igreja Batista).
- Esposa: Sara (Casou-se em Julho de 1920 na Suécia).
- Filhos: David Berg (?)
- Falecimento: 1963 aos 79 anos de idade.

: Formação
- Aprendeu a profissão de fundidor na sua primeira viagem aos Estados Unidos.
: Ministério
- Converteu-se e foi batizado nas águas em 1899.
- Foi para os Estados Unidos em 5 de Março de 1902 (aos 18 anos), chegando em Bostom em 25 de Março.
- Retornou à Suécia por algum tempo onde tomou conhecimento sobre a graça do Batismo no Espírito Santo através de um amigo.
- Vai novamente para os Estado Unidos (1909] e, ainda na viagem, é batizado no Espírito Santo.
- Em 1909, numa Conferência em Chicago, conhece o pastor Gunnar Vingren (Veja: biografia).
- Muda-se para South Bend onde pastoreava o Gunnar, iniciava-se uma grande amizade.
- Juntamente com o amigo recebem a revelação para irem ao Pará.
- Abandonou o emprego e, juntamente com o amigo, partiram para o Brasil.
- No Brasil, empregou-se como caldereiro e fundidor na Companhia Port of Pará. O que recebia servia de sustento para os dois.
- A conseguir se comunicar em português, começou a evangelizar nas cidades e vilas ao longo da Estrada de Ferro Belém-Bragança, enquanto Vingren cuidava do trabalho iniciado na capital.
- Evangelizou a Ilha de Marajó.
- No início de 1920 visitou a Suécia, onde conheceu a jovem Sara com quem se casou em Julho.
- Em 1921, retornou ao Brasil casado.
- Em 1927, muda-se para São Paulo
- Em 1963, hospitalizado na Suécia, continuava evangelizando através de folhetos e orações.
- Descansou em 1963 aos 79 anos de idade.

: Autoria
- Livros:
"Enviado por Deus - Memórias de Daniel Berg" - CPAD.
: Realização
- Juntamente com Gunnar Vingren, fundou a Assembléia de Deus no Brasil em 18 de Junho de 1911.
: Palavras de ânimo
"Jesus é bom. Glória a Jesus! Aleluia! Jesus é muito bom. Ele salva, batiza no Espírito Santo e cura os enfermos. Ele Faz tudo pro nós. Glória a Jesus! Aleluia!".
: Observação
- Veja também a biografia do seu companheiro Gunnard Adolf Vingren.
: Fonte
- Encarte Especial da revista Obreiro, ano 23, no 13 - CPAD
: Bibliografia
- Veja também:
- "Enviado por Deus - Memórias de Daniel Berg" de David Berg pela CPAD. Auto-biografia. Relatos do trabalho evangelístico de Daniel Berg, precursor da maior igreja pentecostal do mundo.

- "História das Assembléias de Deus no Brasil" de Emílio Conde pela CPAD.

Reavivamento da Rua Azusa


O reavivamento da Rua Azusa foi uma reunião de reavivamento pentecostal que se deu em Los Angeles, Califórnia, presidida por William Joseph Seymour, um pregador afro-americano. Teve início com uma reunião em 14 de Abril de 1906 em um prédio que fora da Igreja Metodista Episcopal Africana e continuou até meados de 1915. O renascimento foi caracterizado por falar em línguas estranhas, cultos dramáticos, milagres antes não vistos e confusão inter-racial. Os participantes foram criticados pela mídia secular e teólogos cristãos por considerarem o comportamento escandaloso e pouco ortodoxo para a época. Hoje, o movimento de reavivamento é considerado pelos historiadores como principal catalisador para a propagação do pentecostalismo no século XX.

A chama do Pentecostalismo, que deflagrou na Rua Azuza nº 312,


A chama do Pentecostalismo, que deflagrou na Rua Azuza nº 312, e que a revista Life classificou assim como o 68º acontecimento do Século XX entre 100, foi um dom cristológico. Novamente a dunamis do Espírito Santo com idênticas características fundamentais das relatadas nos Actos dos Apóstolos.


Contudo, não deixou de ser também um fenómeno sociológico. Conduzindo a um avivamento espiritual, carismático, levou os crentes a quebrarem as barreiras rígidas da segregação racial.Se tivéssemos que estruturar uma sociologia da cor para o Movimento Pentecostal que (re)começou há precisamente um século (14-4-1906) naquela rua dos subúrbios de Los Angeles, do ponto de vista histórico, diríamos que o mesmo se mostrou a duas cores. O branco e o negro. Os reverendos Charles Fox Parham, metodista e reitor do Bethel Bible College, e William S.Seymour, respectivamente.


Os elementos afro-ariano-semita, forjados na ainda jovem mistura americana estavam a fazer a primeira explosão religiosa pentecostal e a criar um movimento clássico, com um sinal estatístico bem definido e claro, o da multiplicação.


A verdade foi que «pessoas de cor e uma pequena quantidade de brancos formaram essa congregação do nº 312 de a Rua Azuza» , podia ler-se há 100 anos no chamado Times de Los Angeles, na costa Leste também a notícia chegou e o The New York American, de 3 de Dezembro do mesmo ano 1906, escrevia que «um novo movimento religioso, formado por negros e brancos, estava a começar. A tradição metodista estava sendo misturada à religiosidade popular dos negros ».


O facto de os jornais locais, com especial mediatização no Los Angeles Daily Times, de 18 de Abril, chamarem a atenção para essa mistura racial colorida, levava mais longe a verdadeira natureza do fenómeno espiritual da chamada glossolalia, e, assim, não tiveram outras parangonas jornalísticas para usar senão «Weird Babel of Tongues» (Estranha Babel de Línguas).
Para a sociedade do início do século XX o que estava a acontecer, resumia-se a tal. Porém, não foi em vão que mulheres, homens e crianças de raças e culturas diferentes estavam a comungar da mesma Fé e dos mesmos charismas espirituais e o baptismo com o Espírito Santo, sendo evidente o sinal dos crentes falarem línguas estranhas.


O que alguns teólogos anglo-saxónicos, posteriormente, se referiram como «A Terceira Força do Cristianismo» (Christianity’s Third Force ), começou por ser, sob o poder de Deus, a entrega religiosa colaborativa de negros e brancos mais importante do século. Esta colaboração vinda de todos os lugares para aqueles três dias e três noites na 312 Azuza Street, fez mais pelo Mundo do que qualquer concílio mundial de igrejas ou movimento ecuménico.


O aspecto da não-discriminação racial é importante, sem dúvida, para caracterizarmos e estruturarmos o enorme crescimento do Pentecostalismo, que alguém já classificou como «a religião do coração».


Com efeito, mesmo referindo-se com algum criticismo «à mescla de brancos e negros em frenesim religioso», os jornais locais não puderam ignorar algo maravilhoso e fundacional, a comunhão interclassista e inter-racial dos primeiros cultos do movimento pentecostal.«As pessoas respeitáveis - como lhes chamava o Times da cidade de Los Angeles- que se tinham misturado com os negros vociferantes», reafirmaram no início do século o que Paulo havia escrito nos anos 50 A.D., com alcance universal, transcultural e multi-étnico, aos crentes da Galacia: «Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.» (3,28).


Os excessos religiosos sobrevieram depois, em ambas as comunidades brancas e negras. Bater com os pés no chão, tremer, gemer, gritar, rolar pelo soalho.


O escritor Erskine Caldwell relata na biografia do seu pai, Ira Sylvester Caldwell, pastor da Igreja Presbiteriana Reformada, o que foi a mudança dos hábitos calvinistas e fundamentalistas do velho Sul para o sério movimento da glossolalia. Salienta em «Os Mil e Um Sinos do Sul», assim se chama a obra, a intolerância racial segregacionista que impedia ainda que igrejas «construídas para brancos fossem conspurcadas por gente cuja pele não era de um branco indubitável». Mas sublinha, por outro lado, como os costumes religiosos desse tempo - os primeiros vinte anos do Século XX - foram alterados pela adoração informal a Deus, pela simplicidade revestida do Poder divino dos sermões «des-intelectualizados», pelo « murmúrio ininteligível da glossolalia ou da Língua Desconhecida, numa explosão de arrebatadas orações individuais, pronunciadas por toda a congregação », que se espalhavam já pelas igrejas, designadamente Assembleias de Deus, Igreja de Deus, Igreja do Nazareno, Igreja do Pentecostes, etc.etc. e até por algumas denominacionais reformadas.

Fonte: http://papeisnagaveta.blogspot.com/2009_09_01_archive.html